sábado, 20 de outubro de 2012

Pragas e doenças em Cactos.

cactus

cactosEm geral, os cactos são de fácil cultivo, mas existem alguns distúrbios que podem ser problemáticos.


• Cochonilha lanuginosa: pode causar sérios danos. São insetos que sugam a seiva do exemplar, impedindo-o de crescer. Pincele-os com mistura de água e álcool usando a mistura em partes iguais.


• Ácaro vermelho e uma praga que vive em formação semelhante a teias esbranquiçadas e descora o cacto, tornando-o bronzeado. Pulverize água e álcool se não resolver, aplique um bom acaricida. (Quando a praga já se instalou, use enxofre de 500 mg, na dosagem especificada pelo fabricante. Repita a operação a cada dez dias, durante um mês, para exterminar os ácaros em todas as suas fases).


• Cochonilha é um pequeno inseto que suga a seiva e enfraquece o crescimento da planta. Retire-o com um palito ou passe um pincel embebido em mistura de água e álcool misturados em partes iguais.


• Pulgões: existem vários tipos de pulgão, que podem ser pretos, amarelos, rosados ou verdes. Todos eles se reproduzem com bastante rapidez, infestando uma planta da noite para o dia. No momento em que os pulgões começam a se multiplicar, o exemplar pode ser danificado muito depressa. Atacam brotos novos, perfurando-os com um ferrão para sugar a seiva da planta.

Os pulgões segregam uma substancia adocicada, que ira cair nas folhas mais baixas, formando um deposito açucarado. Em pouco tempo, a planta fica desfigurada,pois um fungo preto se desenvolve nesses depósitos cristalizados.


• Limpe as folhas com uma esponja macia, embebida em água e álcool misturados em partes iguais. Se os pulgões persistirem, utilize um inseticida à base de malathion, uma vez por semana, durante três semanas.


• Podridão basal ocorre quando a base da planta começa a “melar”.


Isso acontece por excesso de regas.
Fonte: Aqui





Estas espécies resistem a qualquer coisa: sol intenso, sombra permanente, pouca água e até mesmo a donos inexperientes. Conheça as variedades que preenchem pelo menos um desses requisitos

Cactos são ideais para áreas externas. Eles gostam de muitas horas de luminosidade direta e pouca água. Ou seja, não tenha dó de deixá-los no sol e regue a cada sete ou dez dias. Projeto do paisagista Rodrigo Oliveira.



As folhas rajadas desta espécie entraram nos jardins brasileiros pelas mãos de Burle Marx. Africana de origem, a espada-de-são-jorge foi adotada primeiro pelos modernistas, mas hoje cabe em qualquer estilo e lugar.É a flexibilidade em forma de planta, que, reza a lenda, ainda traz proteção

A espada-de-são-jorge tem crescimento lento, mas é resistente. Pode ser cultivada a pleno sol ou à meia sombra. Aguenta frio e calor e não precisa de muita água. Aliás, cuidado para não deixar o vaso encharcado.


                                                                 Lança de São Jorge






Pode ser cultivada em vasos ou canteiros a pleno sol, em terra fértil e permeável com irrigação periódica.


Resiste bem a insolação intensa.


              

                                                Suculentas-Em versão míni





RESISTENTE, ESTA ESPÉCIE SUPORTA SOL E CHUVA EM EXCESSO, POUCA VENTILAÇÃO E ILUMINAÇÃO, E AINDA PODE DIVIDIR A MESMA TERRA COM OUTRAS PLANTAS.


A dica para não encharcar a planta é regá-la apenas uma vez por semana com uma xícara de café de água.Podem ser plantadas em vasos de cerâmicas ou plásticos, desde que esses vasos tenham uma boa drenagem e não acumulem água porque o excesso de água podem matá-las.Gostam muito de sol e devem ser aguadas 1 vez por semana ou a cada 15 dias dependendo do clima. Elas exigem pouquíssima manutenção devido a sua capacidade de armazenar água e sua grande resistência.





CLIQUE NO LINK ABAIXO E APRENDA COMO CUIDAR DAS SUCULENTAS:

                                                     Aqui:   Plantasonia


4 comentários:

  1. Meu cacto esta doente! ! ferrugem muito feio.devo fazer o que? Chuvas forte s.devo usar enxofre
    Ou sulfato de cobre?

    ResponderExcluir
  2. Como combater ferrugem cactios gigantes?

    ResponderExcluir
  3. Minha suculenta estava linda e hoje amanheceu com as folhas caídas. Não tem nenhum sinal de praga e as folhas que caíram estão todas bonitas. Notei que o caule está meio apodrecido. Podem me ajudar?

    ResponderExcluir

  4. Matheus Vasques, eu não tenho conhecimento sobre plantas.Os conteúdos do meu Blog são cópias de pesquisas feitas no Google justamente para aprender a como cuidar.
    Clique no link abaixo e espero que ele te possa ajudar.
    Abrs
    Rejane

    http://minhasplantas.com.br/duvidas/geral/55/

    ResponderExcluir